domingo, 24 de outubro de 2010

Mentirosa não: Pseudolálica!

O preconceito é grande.
Durante minhas pesquisas, li opiniões bem pesadas a respeito.

Quem não conhece, nunca leu a respeito, nos taxa de mentirosos, cínicos, mau caráter...

Na verdade, não é nada disso!

Quando a gente mente, é como se fosse um grito de socorro: POR FAVOR, GOSTE DE MIM!!!

Falando pessoalmente do meu caso, minto para me auto-afirmar.

Menti sobre o curso superior, que não tenho.
Menti sobre coisas que teria feito na infância, e não fiz.
Menti sobre coisas que teria, mas na verdade apenas gostaria de ter, e não tenho.


Quem é pseudolálico como eu, sabe bem como é.

Os motivos pelo qual mentimos são tão idiotas quanto absurdos.

Às vezes, quando percebo: bum! A mentira já saiu e eu nem senti!

Já menti sobre coisas tão idiotas e tantas, tantas vezes, que levaria tempo demais para contar.

O que importa é que as pessoas precisam saber que nós, pseudolálicos, sofremos muito com isso.

Queremos muito ser confiáveis. A gente realmente ama aquelas pessoas, mas nos pegamos mentindo para elas, como se o 'personagem' que criamos fosse mais digno de ser amado do que aquela pessoa que realmente somos.
O medo de nosso 'Eu Real' não ser assim tão interessante faz com que usemos máscaras que caem sempre.
E quando elas caem... Quanto sofrimento!

Como nossos amigos, nossa família, nossos amores podem acreditar que realmente os amamos, se não somos capazes de amar a quem somos de verdade?

Tem um monte de definições técnicas para a Pseudolalia, a doença da mentira.
Não sei dizer se existem muitos tipos dessa doença.
O que estou descrevendo é exatamente o que estou sentindo.

Depois dos últimos acontecimentos, tenho estado mais reflexiva.
Como ainda não consultei um profissional, fico tirando minhas próprias conclusões (com o tempo, vou descobrir se tenho razão ou não).

Criei um ideal de pessoa que gostaria de ser que está muito longe do que eu sou.
Acho que, se me mostar como sou, as pessoas não vão me amar.

Por enquanto, meu marido, a quem amo tanto, não teve problemas comigo a respeito dessa doença.
Arrisco a dizer que meu amor por ele é que está me dando forças para seguir adiante, e me tratar.

Em algum momento, terei de abrir o jogo com ele. Pretendo fazer isso quando me sentir mais preparada, mais segura.

Até lá, vou seguir firme e forte, e não vou desistir até que consiga controlar essa maldita doença.

Falar menos pode ser um bom começo...

Não me digam para ter sorte, mas sim FORÇA DE VONTADE!

2 comentários:

  1. Olá!! Eu também sofro de pseudolalia.
    Eu contei muitas mentiras graves. Não sei mais o que fazer.
    Como está o seu tratamento?

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Oi. Aproveito para agradecer pela criação deste blog. Muita gente sofre deste mal e desconhecia haver tratamento. Reparei wue há muito não é atualizado, por isso te pergunto se continuas o tratamento? Se obteve bons resultados? R principalmente se conseguiu parar de mentir. Espero que ainda esteja com o blog ativo, foi uma luz no fim fo túnel. Aguardo.

    ResponderExcluir